Solistas

Regulamento para Jovens Solistas

       1.     Composição

 O concurso será constituído por 3 fases distintas: Seleção por filmagem, Semifinais e Final.

 

      2.     A quem se destina

Destina-se a bailarinos a partir dos 6 anos.

 

3. Escalões

        A) Existem 5(cinco) Escalões etários

         1º- 6 anos aos 8 anos de idade

2º-9 anos aos 11 anos de idade

3º-12 anos aos 14 anos de idade

4º-15 anos aos 17 anos de idade

5º-18 anos aos 23 anos de idade

 

A idade do candidato à data da véspera do 1º dia da Competição. Nas Categorias de Grupo, é tida em conta a idade do concorrente mais velho, para colocação no respetivo escalão.

 

     4. Estilos

  • Clássico – (inclui coreografias de estilo clássico e neoclássico)
  • Caráter
  • Contemporâneo
  • Jazz, Musical
  • Hip-hop

Variações de Reportório Clássico Adaptado ou Variações Clássicas Livres para os Escalões 1 e 2.

Variações de Reportório Clássico para os escalões 3, 4 e 5

 

B)    Livre

Variação não Clássica que revele versatilidade do candidato e conhecimento de técnica de dança

 

       C)Obrigatoriedades

           C1)  O uso de pontas não é permitido no escalão 1 e é obrigatório a partir do nível 4 (estilo clássico). No nível 2 o uso de Pontas é opcional (qualquer estilo).

          C2)  Na categoria de Clássico, só são obrigatórias coreografias de reportório a partir do nível 3, o nível 1 e 2 podem optar por uma variação clássica livre, caso o pretendam.

          C3)  A organização reserva o direito de alterar os níveis, consoante o número de candidatos a concurso, podendo juntar dois níveis num só, ou dividir um escalão que contenha um elevado número de participantes em dois escalões.

 

 

 

 5.Coreografias – Duração e Número

 A duração máxima das coreografias é:

Solistas:

Escalão 1 e 2 – 2´00´´

Escalão 3, 4 e 5 – 3´00´´

 Deve ser evitada a apresentação de coreografias repetidas. Cada escola não pode apresentar a mesma coreografia mais que duas vezes, durante todo o concurso, independentemente do escalão e categoria.

6. Seleção por Filmagem

A primeira avaliação do Jovem Solista será realizada através da filmagem da coreografia a levar a concurso, que é obrigatória ser enviada por email para a organização, acompanhado do ficheiro de MP3 da respetiva música e informação do Candidato.

 Salienta-se que após o encerramento do prazo para Inscrições e envio dos respetivos vídeos, as Escolas receberão um e-mail informando os solistas apurados, para fase seguinte.

A seleção das coreografias inscritas é feita pela Direção Artística do Festival, com o apoio de profissionais convidados para avaliar géneros específicos.

É obrigatória a confirmação da presença dos solistas selecionados via e-mail.

 

7. Ensaios de palco/spacing

O spacing decorrerá de manhã e inicio da tarde no auditório no primeiro dia (sábado dia 7 de Dezembro), sendo a ordem destas previamente enviada. Durante o spacing o professor responsável pode e deve acompanhar os alunos até à entrada em palco, não podendo lá permanecer quando findo o ensaio/spacing do seu aluno.

Ao Responsável é exigida a idade mínima de 18 anos completos à data do evento.

 8. Semifinais

 É obrigatório todos os candidatos apresentarem-se, pontualmente, no auditório.

As datas e horas de entrada, serão envidadas via e-mail, durante as duas semanas anteriores ao Concurso.

 Informa-se que das semifinais passará apenas aproximadamente 35% do número de candidatos de cada escalão.

 A seleção é feita de acordo com a média das pontuações dos vários jurados.

 

9. Circunstâncias de desclassificação ou proibição de participação nesta fase

1)Não cumprimento dos horários estabelecidos.

2) Coreografias que ultrapassem os limites de tempo regulamentares.

3) Falta de Confirmação de presença.

4) Falta de documento comprovativo de identidade.

5) Guarda-Roupa inadequado ou impróprio.

6) Desrespeito das regras de funcionamento nos bastidores.

7) Desrespeito pelo próximo: seja colega candidato, staff, professores, júri, organização, etc.

8) Desrespeito por qualquer regra presente no regulamento.

*Os momentos coreográficos que decorram sem música são contabilizados como duração da coreografia.

 

10. Apresentação nas Provas Finais

Todos os Finalistas dos escalões 1,2,3, 4 e 5 de todos os Estilos têm obrigatoriamente de participar na Prova Final que se desenrolará no último dia segundo esta ordem.

1) Provas Finais dos Finalistas Clássicos e neoclássico dos escalões 1,2,3, 4 e 5

2) Provas Finais dos Finalistas de Contemporâneo dos escalões 1,2,3,4 e 5

3)Provas Finais dos Finalistas dos restantes estilos dos escalões 1,2,3,4 e 5

 

11. Gala

Compete ao júri e à Coordenação Artística decidir quais as coreografias participantes, assim como a sua ordem de apresentação, na Gala.

Na programação do espetáculo da Gala serão apresentadas ainda peças por companhias de e ou Bailarinos profissionais convidados.

  

12.Entrada, Atuações e Outros

1)Entrada

A entrada será controlada pela Organização, os participantes e equipa de apoio deverão trazer o crachá de identificação.

Deverão ser desocupados logo após as apresentações, de modo a serem utilizados de imediato pela escola/grupo subsequente, mantendo a ordem e limpeza dos camarins para uma boa utilização por todos ao longo do evento. A ordem de entrada nos camarins seguirá a ordem de entrada em cena, definido pela Organização.

2) Atuações

As apresentações decorrerão na manhã e tarde do dia 7 e na manhã e tarde do dia 8 no auditório, sendo a ordem destas previamente enviada, com o horário das semifinais.

Durante as apresentações os Alunos e Professores responsáveis devem permanecer nos camarins até serem chamados ao palco. Após as apresentações, ninguém pode permanecer no auditório.

3) Música, Filmagem e Direitos de Autor

  1. a) As filmagens e músicas para as provas têm de ser enviadas para o email da organização no período estipulado, sendo que os direitos de utilização da música e coreografia são da total responsabilidade da escola representante.
  2. b) Só se aceitam músicas que venham em formato MP3. Músicas noutros formatos não serão consideradas, pelo que a inscrição será anulada.
  3. c) É recomendável levar para as provas um CD de backup com as músicas a apresentar.

 

  1. d)As músicas ao serem enviadas por e-mail devem vir devidamente identificadas. No assunto do e-mail deve constar:

Escola/Música/Nome do Candidato/Nome da Coreografia/Escalão/Estilo

 O título da Música deve conter:

Escola/Nome do candidato/Nome da Coreografia/Escalão/Estilo.

 

13.  Cenário e Luz

 As luzes serão iguais para todos os candidatos e não haverá cenário. Qualquer adereço extra é da total responsabilidade da escola.

A utilização de adereços está sujeita a aprovação prévia pela organização, aquando da inscrição. Só são permitidos adereços que possam ser transportados pelos próprios concorrentes e com dimensões não superiores a um metro cúbico. Não são permitidos adereços/guarda-roupa identificativos da escola de proveniência.

 

14.  Critérios de avaliação

Os candidatos serão avaliados pela sua capacidade técnica, artística e musical.

 

15. Júri

 O Júri do concurso é composto por elementos de renome nas diferentes áreas da Dança. As decisões do Júri são definitivas e sem recurso. Os membros do Júri comprometem-se a serem imparciais, exigentes e justos nas suas decisões.

 

16.  Prémios e Bolsas

 Serão atribuídos troféus ao 1º, 2º e 3º lugar de cada escalão e categoria.

Bolsa de Estudo monetária anual (ano 2020) no valor de 2500€, paga mensalmente à melhor solista feminina.

Bolsa de Estudo monetária anual (ano 2020) no valor de 2500€, paga mensalmente ao melhor solista masculino.

Prémio de melhor Escola no valor monetário de 2500€.

Oferta do valor da inscrição para o workshop e audição em Lisboa, da CODARTS ROTTERDAM University of the Arts – Holanda

Oferta do valor da inscrição para o workshop e audição em Lisboa ou Porto, da PERA Shcool of Performing Arts – GAU – Girne American Universaty – Chipre

Oferta do valor da inscrição para o Spring Dance Intensive da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional (duração do estágio uma semana)

Oferta do valor da inscrição para o Summer Dance Intensive da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional (duração do estágio duas semanas)

 

17.  Inscrições

 a) As Inscrições devem ser feitas através do nosso site, utilizando para o efeito o formulário para inscrições

b) Paralelamente à inscrição devem ser enviados via email os seguintes elementos:

      • Comprovativo de transferência do valor total das inscrições

 

18. Valor da Inscrição

    40€ por solo

 

 a) Devoluções e desistências

 A organização não devolve 100% do valor pago em caso algum.

 Será reembolsado do valor apenas nos seguintes casos:

– Reembolso de 40% do valor da inscrição para as filmagens não selecionadas.

– Reembolso de 25% do valor da inscrição para desistências só, e apenas só, até ao dia 17 de novembro de 2019.

 

Após o dia 18 de novembro de 2019, não haverá reembolso, à exceção dos casos de doença, ou acidente, que, mediante atestado médico será devolvido apenas 30% do valor da inscrição.

 

19. Professores responsáveis e Diretores de Escola

 Apenas se aceita 1(um) responsável por cada 5 candidatos de cada Escola.

Os professores podem e devem acompanhar os alunos até à entrada em palco, não podendo lá permanecer quando finda a atuação do seu aluno.

Ao Responsável é exigida a idade mínima de 18 anos completos à data do evento.

O Responsável é a única pessoa que pode alterar o elenco, conforme as regras do regulamento.

Apenas o Responsável poderá ter acesso às apreciações dos jurados.

O Responsável deverá acompanhar a escola/grupo no ensaio de palco, sala de aquecimento, camarins, entrada e saída de cena durante a apresentação.

 

20. Seguro de Acidentes Pessoais

 Todos os participantes devem apresentar um seguro de acidentes pessoais válido, ou individual, ou de escola/grupo que representam, sob pena de não poder participar.

 Caso pretendam pode a Escola solicitar à Organização orçamento para o Seguro de Acidentes Pessoais.

 De salientar que o seguro de Acidentes Pessoais não cobre, nem a Organização se responsabiliza pelo desaparecimento de bens.

 

21. Contactos

e-mail: yld@youlovedance.pt

 Dados para transferência bancária

Serão enviados oportunamente por email.

 

22. Publicidade e Marketing,Websites e Redes Sociais

 Informa-se que não é permitida a captação de imagens durante o Concurso. A organização tem o direito de usar qualquer imagem dos participantes no Concurso com o propósito promocional.

 

 

23. Divulgação dos resultados das Mostras Competitivas

A divulgação dos finalistas acontecerá, no segundo dia de manhã após a pré seleção do dia anterior.

 

24. Casos não presentes neste regulamento

 É da responsabilidade da Organização decidir sobre qualquer matéria não presente neste regulamento.