Grupos

Regulamento para Grupos

 

      1.     Composição

 O concurso será constituído por 3 fases distintas: Seleção por filmagem, Semifinais e Final.

 

      2.     A quem se destina

Destina-se a bailarinos a partir dos 5 anos.

 

3. Escalões

         Existem 5(cinco) Escalões etários

            1º-  6 anos aos 8 anos de idade

2º- 9 anos aos 11 anos de idade

3º- 12 anos aos 14 anos de idade

4º- 15 anos aos 17 anos de idade

5º- 18 anos aos 23 anos de idade

 

A idade do candidato à data da véspera do 1º dia da Competição.  É tida em conta a idade do concorrente mais velho, para colocação no respetivo escalão.

 

4- Estilos e Categorias

Pas de Deux e duetos:

  • Dança clássica
  • Neoclássico
  • Duetos – todos os outros estilos

Grupos com três ou mais elemento:

  • Dança Clássica
  • Neoclássico
  • Dança Contemporânea
  • Danças de carácter
  • Jazz / Musical
  • Hip Hop

 

4.1 Para que seja aberto o estilo / categoria de Pas de Deux e Duetos serão necessárias no mínimo seis (6) inscrições no seu total 

4.1.1 Na categoria de Pas de Deux os candidatos apenas poderão apresentar o adágio e a coda.

 

4.2 A organização reserva o direito de alterar os níveis, consoante o número de grupos a concurso, podendo juntar dois níveis num só, ou dividir um escalão com um elevado número de Grupos em dois escalões.

 

4.3 O uso de pontas não é permitido no escalão 1.

 

 

5.Duração e número de Coreografias

 

Os candidatos podem apresentar o número de coreografias que desejam, desde que respeitem os tempos limite previstos, conforme abaixo:

 

Grupos:

Escalão 1 e 2 – 2´30´´

Escalão 3, 4 e 5 – 3´

 

6. Seleção por Filmagem

A primeira avaliação do Grupo será realizada através da filmagem da coreografia a levar a concurso, que é obrigatória ser enviada por email para a organização, acompanhado do ficheiro de MP3 da respetiva música e informação do Candidato.

 Salienta-se que após o encerramento do prazo para Inscrições e envio dos respetivos vídeos as Escolas receberão um e-mail informando os grupos apurados, para fase seguinte.

A seleção das coreografias inscritas é feita pela Direção Artística do Festival, com o apoio de profissionais convidados para avaliar géneros específicos

É obrigatória a confirmação da presença dos grupos selecionados via e-mail.

7.Ensaios de Palco /Spacing 

O spacing decorrerá de manhã e inicio da tarde no auditório no primeiro dia (sábado dia 7 de Dezembro), sendo a ordem destas previamente enviada. Durante o spacing o professor responsável pode e deve acompanhar os alunos até à entrada em palco, não podendo lá permanecer quando findo o ensaio/spacing dos seus alunos.

Ao Responsável é exigida a idade mínima de 18 anos completos à data do evento.

 

 8. Semifinais

 É obrigatório todos os candidatos/grupos apresentarem-se, pontualmente, no auditório.

As datas e horas de entrada, serão envidadas via e-mail, durante as duas semanas anteriores ao Concurso.

 A seleção do 1º, 2º e 3º lugar de cada escalão e estilo é feita consoante a média das pontuações dos vários jurados. 

 

9. Circunstâncias de desclassificação ou inibição de participação nesta fase

1)Não cumprimento dos horários estabelecidos.

2) Coreografias que ultrapassem os limites de tempo regulamentares.

3) Falta de Confirmação de presença.

4) Falta de documento comprovativo de identidade.

5) Guarda-Roupa inadequado ou impróprio.

6) Desrespeito das regras de funcionamento nos bastidores.

7) Desrespeito pelo próximo: seja colega candidato, staff, professores, júri, organização, etc.

8) Desrespeito por qualquer regra presente no regulamento.

  • os momentos coreográficos que decorram sem música são contabilizados como duração da coreografia.

 

10. Apresentação nas Provas Finais

1) Provas Finais de Clássico e neoclássico dos escalões 1,2,3, 4 e 5

2) Provas Finais de Contemporâneo dos escalões 1,2,3,4 e 5

3)Provas Finais dos restantes estilos dos escalões 1,2,3,4 e 5

11. Gala

Compete ao júri e à Coordenação Artística decidir quais as coreografias participantes, assim como a sua ordem de apresentação, na Gala.

Na programação do espetáculo da Gala serão apresentadas ainda peças por companhias de e/ou Bailarinos profissionais convidados.

 

12. Entrada, Atuações e Outros

 

   1) Entrada

A entrada será controlada pela Organização, os participantes e equipa de apoio deverão trazer o crachá de identificação

– Deverão ser desocupados logo após as apresentações, de modo a serem utilizados de imediato pela escola/grupo subsequente, mantendo a ordem e limpeza dos camarins para uma boa utilização por todos ao longo do evento

– A ordem de entrada nos camarins seguirá a ordem de entrada em cena, definido pela Organização

 

 

   2) Atuações

As apresentações decorrerão na tarde do dia 7 e na manhã e tarde do dia 8 no auditório, sendo a ordem destas previamente enviada, com o horário das semifinais.

Durante as apresentações os Alunos e Professores responsáveis devem permanecer nos camarins até serem chamados ao palco. Após as apresentações, ninguém pode permanecer no auditório.

 

 

   3) Música, Filmagem e Direitos de Autor

 

a) As filmagens e músicas para as provas tem de ser enviadas para o email da organização no período estipulado, sendo que os direitos de utilização da música e coreografia são da total responsabilidade da escola representante.

 

b) Só se aceitam músicas que venham em formato MP3. Músicas noutros formatos não serão consideradas, pelo que a inscrição será anulada.

 

c) É recomendável levar para as provas um CD de backup com as músicas a apresentar.

 

d) As músicas ao serem enviadas por email devem vir devidamente identificadas. No assunto do email deve constar:

“MUSICA”/Nomedogrupo//Nome da Coreografia/Escalão/Estilo

 O título da Música deve conter:

Nomedogrupo/NomedaCoreografia/Escalão/Estilo.

 

 

   4) Cenário e Luz

 

As luzes serão iguais para todos os candidatos e não haverá cenário. Qualquer adereço extra é da total responsabilidade da escola e tem que ser retirado do palco no final da Mostra Competitiva, de imediato.

A utilização de adereços está sujeita a aprovação prévia pela organização, aquando da inscrição. Só são permitidos adereços que possam ser transportados pelos próprios concorrentes e com dimensões não superiores a um metro cúbico. Não são permitidos adereços/guarda-roupa identificativos da escola de proveniência.

  

13. Critérios de avaliação

 

Os candidatos serão avaliados pela sua capacidade técnica, artística e musical.

 

14. Júri

 

O Júri do concurso é composto por elementos de renome nas diferentes áreas da Dança. As decisões do Júri são definitivas e sem recurso. Os membros do Júri comprometem-se a serem imparciais, exigentes e justos nas suas decisões.

 

15. Prémios e Bolsas

 

Serão atribuídos troféus ao 1º , 2º e 3º lugar de cada escalão e categoria.

Será atribuído um prémio monetário ao Grupo com maior classificação no concurso em geral.

 

16.  Inscrições

 

a) As Inscrições devem ser feitas através do nosso site, utilizando para o efeito o formulário para inscrições

 

b) Paralelamente à inscrição devem ser enviados via email os seguintes elementos:

 

      • Comprovativo de transferência do valor total das inscrições

 

17. Valor da Inscrição

Grupo com 2 a 5 elementos = 20€ por elemento

Grupo com 6 a 10 elementos = 17,5€ por elemento

Grupo com 11 ou mais elementos = 15€ por elementos

 

NOTA:

Os valores de inscrição para os bailarinos e ou grupos que se apresentem a concurso de forma independente, são iguais aos acima descritos.

 

 

18. Devoluções e desistências

 A organização não devolve 100% do valor pago em caso algum.

 

Será reembolsado do valor apenas nos seguintes casos:

– Reembolso de 30% do valor da inscrição para as filmagens não selecionadas.

– Reembolso de 25% do valor da inscrição para desistências só, e apenas só, até ao dia 17 de novembro de 2019.

 

Após o dia 18 de novembro de 2019, não haverá reembolso, à exceção dos casos de doença, ou acidente, que, mediante atestado médico será devolvido apenas 30% do valor da inscrição.

 

 

19.  Professores, Responsáveis e Diretores de Escola

 

 Apenas se aceita 1(um) Responsável por cada 5 candidatos de cada Escola.

Os professores podem e devem acompanhar os alunos até à entrada em palco, não podendo lá permanecer quando finda a atuação do grupo..

 Ao Responsável é exigida a idade mínima de 18 anos completos à data do evento.

  O Responsável é a única pessoa que pode alterar o elenco, conforme as regras do regulamento.

Apenas o Responsável poderá ter acesso às apreciações dos jurados.

O Responsável deverá acompanhar a escola/grupo no ensaio de palco, sala de aquecimento, camarins, entrada e saída de cena durante a apresentação.

 

20. Seguro de Acidentes

 

 Todos os participantes devem apresentar um seguro de acidentes pessoais válido, ou individual, ou de escola/grupo que representam, sob pena de não poder participar.

 

Caso pretendam pode a Escola solicitar à Organização orçamento para o Seguro de Acidentes Pessoais.

 

De salientar que o seguro de Acidentes Pessoais não cobre, nem a Organização se responsabiliza pelo desaparecimento de bens.

 

 

21. Contactos

 

e-mail: inscricao@youlovedance.pt

 

 Dados para transferência bancária:

 

Serão enviados oportunamente por email.

 

 

22. Publicidade e Marketing,Websites e Redes Sociais

 

 Informa-se que não é permitida a captação de imagens durante o Concurso. A organização tem o direito de usar qualquer imagem dos participantes no Concurso com o propósito promocional.  

 

 

23. Divulgação dos resultados das Mostras Competitivas

A divulgação dos premiados acontecerá, diariamente, após o espetáculo de cada Estilo e Escalão.

 

 

24. Casos não presentes neste regulamento

 

É da responsabilidade da Organização decidir sobre qualquer matéria não presente neste regulamento.